Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

Lava Jato agora se conecta com imóvel no Guarujá

Publicado em: 27/1/2016

:

Batizada de “triplo X”, nova fase da operação sugere que o ex-presidente Lula é um dos alvos; nome foi dado à investigação do condomínio Solaris, no Guarujá (SP), onde está o triplex do qual Lula já teve uma cota por meio da Bancoop, devolvida no ano passado; o procurador Carlos Fernando dos Santos (à dir.) afirmou em coletiva de imprensa que “todos os apartamentos [do empreendimento] estão sendo investigados”, não apenas o de Neuci Warken, presa em São Paulo nesta quarta, e inclusive o de familiares do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, em nome da OAS; questionado diretamente sobre Lula, o procurador respondeu: “Nós investigamos fatos. Se tiver algum apartamento lá em seu nome ou no nome de seus familiares, nós vamos investigar”; no fim de semana, um procurador do MP-SP anunciou que indiciaria Lula e Dona Marisa por ocultação de patrimônio

247 – A nova fase da operação Lava Jato deflagrada nesta quarta-feira 27 sugere que o ex-presidente Lula é um dos alvos da força-tarefa. Batizada de “triplo X”, a investigação foca em apartamentos do condomínio Solaris, na praia das Astúrias, no Guarujá, litoral de São Paulo, onde está o triplex do qual Lula já teve uma cota por meio da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), devolvida no ano passado.

Em crise, a Bancoop, que já foi presidida pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, transferiu o empreendimento para a empreiteira OAS, também alvo da operação, em 2009. Um apartamento em especial tem como dona a empresa offshore Murray, sediada no Panamá, alvo de investigação dessa fase da Lava Jato. A suspeita é de crimes de ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro.

Em coletiva de imprensa sobre a nova fase concedida nesta manhã em Curitiba, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que há pessoas investigadas que têm um benefício da OAS na compra de apartamentos no condomínio, o que seria um indicativo de lavagem de dinheiro. Segundo ele, há “uma série de incongruências” no registro das propriedades do empreendimento em questão.

Questionado sobre o ex-presidente Lula, o procurador disse não haver um alvo específico da investigação no condomínio, além de familiares de Vaccari – há apartamentos no nome da esposa e da cunhada do ex-tesoureiro. Mas acrescentou que “todos os apartamentos [do empreendimento] estão sendo investigados”. “Nós investigamos fatos. Se tiver algum apartamento lá em seu nome (de Lula) ou no nome de seus familiares, nós vamos investigar”.

O procurador afirmou que “existe uma notícia de jornal de que a família do ex-presidente estaria desistindo de exercer o poder de compra desse imóvel, então nós estamos analisando essa questão mais a fundo”. Um dos apartamentos do condomínio Solaris pertence a Neuci Warken, presa em São Paulo nesta quarta e que, segundo Santos Lima, provavelmente é uma laranja.

Foram cumpridos nesta fase da investigação três mandados de prisão temporária – uma pessoa não foi localizada – e três de condução coercitiva, quando a pessoa é levada a depor. Segundo o procurador, os apartamentos têm valor estimado de mercado que varia R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*